Tomadas de Subsídios ANM
 ANM inicia a coleta de  informações para regulamentar título mineral como garantia de crédito e critérios para sigilo de processos.  Coleta de informações para novas regras vai até 8 de junho. 
 
 
A Tomada de subsídio é um mecanismo da ANM de participação social para elaborar normas, o processo é público e tem o objetivo tem colher informações sobre o tema na fase de estudos e desenvolvimento do projeto. 
 
 Na última terça-feira (26/05) a ANM iniciou as tomadas de subsídios para as novas normas de regulamentação do título mineral como garantia de crédito e critérios para sigilo de processos, seus objetivos
 
 REGULAMENTAÇÃO DA ONERAÇÃO DE DIREITOS MINERÁRIOS (02/2020): 
o objetivo é maior segurança jurídica e possível alavancagem do setor, usando-o como GARANTIA PARA FINS DE  FINANCIAMENTO. Com a nova norma o minerador poderia colocar seu título como garantia de pagamento de empréstimos junto a instituições financeiras. 
 
 DEFINIÇÃO DE CRITÉRIO DE SIGILO NOS PROCESSOS MINERÁRIOS (03/2020): a intenção é dizer quais informações são SIGILOSAS e que devem ser PÚBLICAS como aquelas relacionadas ao alvará e ao relatório final de pesquisa, ao plano de aproveitamento econômico e à concessão de lavra, ao registro de licenciamento e permissão de lavra garimpeira e à Certificação Kimberley.
 
 A coleta de informações vai até dia 8 de junho e é de grande importância que você minerador contribua com ela, pois é com esse mecanismo que a ANM identifica as dificuldades e as necessidades do setor minerário. 
 
 No link abaixo você lê na íntegra sobre as tomadas de subsídios no site da ANM. 
 
 


